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A importância do ENADE como componente do indicador de qualidade CPC

Considerei oportuno escrever sobre o tema voltado aos cursos de bacharelado em Administração por estar dentro da área de minha formação e exercício profissional e por se tratar de matéria ainda pouco escrita. Tal escassez, talvez, ocorra em função da especificidade, mas, de certa forma, porque envolve cálculos, os quais são considerados Indicadores de Qualidade na Educação Superior, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Longe de querer esgotar o tema, pretende-se nesta Matéria 1, assim intitulada, destacar a importância do ENADE como componente do indicador de qualidade CPC – Conceito Preliminar de Curso, com a nomenclatura Nota dos Concluintes no Enade (NC).

Portanto, a finalidade é contribuir e servir como estímulo a dirigentes e coordenadores dos cursos de Administração para que juntos passemos a escrever mais sobre matérias correlatas. Sabe-se que algumas IES (Instituições de Ensino Superior) adicionam ao CPC outros parâmetros de qualidade.

Afinal, ao tratar sobre Administração, fala-se na representatividade de 21,3% dos participantes do Enade 2018 e, em conjunto com o curso de Direito, a representatividade passa a ser 48,5%, de acordo com a publicação do Inep em janeiro de 2020.

O desenvolvimento deste conteúdo usou como fonte principal o INEP, mas também foi possível contar com profissionais de Administração e empresa de serviços em educação citados em Referências.

Histórico e significado do Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes foi criado em 14 de abril de 2004 pela Lei n. 10.861. Desde então, é um componente curricular obrigatório, sendo que todos devem participar do processo para concluir o curso de graduação, colar grau e receber o diploma.

O Quadro 1 mostra a composição geral do CPC, e nele se verifica que o desempenho dos estudantes no Enade contribui com 20% no peso, de total de 100%. CPC é um indicador de avaliação da educação superior que ajuda a mensurar a qualidade e a excelência dos cursos. A nota obtida no CPC vai de 1 a 5. Para que as avaliações representem o que se espera de um curso superior, o MEC envia comissões de avaliadores que fazem visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.

Condição para que um curso tenha o conceito do Enade calculado

Para tal condição, é necessário que o Curso possua ao menos dois estudantes concluintes participantes com resultados válidos no Enade, inscritos na condição de regular pela IES. Os cursos que não atendem a esse critério ficam na condição de “Sem Conceito (SC)” para preservar a identidade do estudante.

Na divulgação dos resultados da avaliação, é vedada a identificação nominal do resultado individual obtido pelo aluno examinado, que será exclusivamente fornecido ao aluno, em documento específico emitido pelo Inep.

Os cursos que tiveram CPC 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do MEC.

Ainda, os cursos com conceito igual a 3 ou maior podem optar por não receber a visita dos avaliadores. Já os cursos com nota 5 são considerados de excelência pelo MEC e devem ser vistos como referência pelas demais IES com notas inferiores.

QUADRO 1

O Quadro 1 leva em consideração 8 componentes de avaliação:

  1. a) Nota dos concluintes no Enade;
  2. b) Nota do Indicador da Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado;
  3. c) Proporção de professores mestres;
  4. d) Proporção de professores doutores;
  5. e) Proporção de professores em regime de trabalho parcial e integral;
  6. f) Média das respostas do Questionário do Estudante referentes à organização didático-pedagógica;
  7. g) Média das respostas do Questionário do Estudante referentes à infraestrutura e às instalações físicas;
  8. h) Média das respostas do Questionário do Estudante referentes às oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

 

A Fórmula do Conceito Enade é a média ponderada das notas padronizadas do respectivo curso de graduação em FG e CE, sendo 25% o peso da Formação Geral e 75% o peso do Componente Específico da nota final, conforme mostra a equação abaixo:

FÓRMULA E FIGURA

NCc = 0,25 . NPFG + 0,75 . NPCE

Onde,

NCc é a nota dos concluintes no Enade do curso de graduação;

NPFG é a nota padronizada em FG do curso de graduação;

NPCE é a nota padronizada em CE do curso de graduação.

O Conceito Enade tem como parâmetro da Tabela 1, resultante da conversão da Nota dos Concluintes no Enade do curso de graduação.

TABELA 1

Instrumento em que se constitui o Enade

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. O indicador é calculado e divulgado para cada curso de graduação avaliado identificado pelo código de curso do Sistema e-MEC. As IES utilizam para inscrição de estudantes habilitados no exame e para enquadramento de cursos em uma das áreas de avaliação do Enade, conforme edital do Inep.

O cálculo do Conceito Enade leva em consideração as seguintes informações:

  1. a) Número de estudantes participantes no exame e com resultados válidos;
  2. b) Desempenho dos estudantes participantes na parte de Formação Geral (FG) do exame;
  3. c) Desempenho dos estudantes participantes na parte de Componente Específico (CE) do exame.

 

Cada curso/habilitação será convocado de três em três anos a participar do Enade. No caso do Curso de Administração, houve o exame do Enade em 2018, portanto em 2021 se prevê novo exame.

Para os ingressantes na graduação, é utilizada a nota obtida no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), e, para os concluintes da graduação, os alunos obrigatoriamente devem responder ao questionário no site <www.enade.inep.gov.br> para obter informações sobre data, local e horário do exame do Enade.

O aluno que não preencher o questionário ficará em situação irregular, mesmo que tenha feito o exame.

Normalmente, cabe ao (à) coordenador(a) do curso fazer as inscrições dos alunos. É direito do aluno solicitar em seu histórico escolar que faça constar, como ingressante e/ou concluinte, o ano em que participou, desde que tenha cumprido os requisitos para fazer o Enade.

Quando o aluno for transferido de uma IES para outra, deve conter as anotações sobre a situação daquele aluno junto ao Enade, ou seja, no histórico expedido pelas IES de origem.

Procedência dos estudantes do curso de Administração que participaram do Enade 2018

O curso de Administração contou com a participação de 1.765 estudantes, procedentes das seguintes categorias administrativas de IES:

TABELA

Em termos de participação dos estudantes por grande região do Brasil, ficou:

TABELA

Assim, cruzando-se os dados dos estudantes participantes acima citados por grande região do Brasil versus categoria administrativa, ficou:

TABELA

Por fim, segue edição do Enade 2018 contendo os desempenhos FG e CE. A ideia foi de possibilitar às IES reflexão do desempenho de cada um dos seus cursos de graduação à luz de seus projetos pedagógicos, principalmente dos cursos de Administração e Tecnologias em Gestão, destacados com seta (=>), em relação à média da nota geral da citada edição.

TABELA

Referências

  • Disponível em: https://www.gov.br/inep. Acesso em: 2 mar. 2021.

Contribuição

  • Gilmar S. Andrade, mestre em Administração, professor pós-graduação de negócios e vice-presidente ABRH-PR.
  • Adriano A. Goedert, doutor em Engenharia da Produção, pró-reitor administrativo do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba.
  • Hoper Educação – ações estratégicas para a melhoria do CPC e ENADE.