Valores do CRA

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Regional de Administração (CRA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

O Plenário do CRA, composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

 

Conselheiro EfetivoSuplente
Adm. Ademir Rodrigues de Mattosvago
Admª. Carla Lourenço da CostaAdm. Carlos Augusto Dopke
Adm. Charles VezozzoAdm. Luiz Omar Setubal Gabardo
Adm. Evandro Stelle Teixeira FilhoAdmª. Fernanda Sotello
Adm. Fabricio Palermo Pupovago
Adm. Gilmar Silva de AndradeAdm. Lucio Mourão da Silva
Adm. Marcello Crispiniano PadulaAdm. Sérgio Ditkun
Adm. Marcelo José Cardozo DiasAdm. Anderson Freitas Toregeani
vagovago

CONSELHEIRO FEDERAL
Adm. Gelson Luiz Uecker

CONSELHEIRO FEDERAL SUPLENTE
Adm. Sérgio Francisco Pedroso

Presidência – PRE – Adm. Marcello Crispiniano Padula (Presidente)

Vice-Presidência – VCP – Adm. Evandro Stelle Teixeira Filho (Vice-Presidente)

Diretoria de Administração e Finanças – DAF – Adm. Charles Vezozzo (Diretor)

Diretoria de Formação Profissional – DFP – Adm. Fabrício Palermo Pupo (Diretor)

Diretoria de Eventos – DIE – Adm. Gilmar Silva de Andrade (Diretor)

Diretoria de Desenvolvimento Institucional – DDI – Adm. Marcelo José Cardozo Dias (Diretor)

Ouvidoria – Adm. Amilcar Pacheco dos Santos

 

Comissão Permanente de Tomada de Contas – CPTC – Adm. Ademir Rodrigues de Mattos (Coordenador); Adm. Carlos Augusto Dopke; Adm. Lucio Mourão da Silva.

Comissão Permanente de  Contratação – Licitação e Contratos – Adm. Marcelo José Cardozo Dias (Coordenador); Admª. Silvana Maria Gasques; Ana Miranda Bonow; Glaucia Megi

Comissão Permanente de Ética e Disciplina – CPED – Adm Marcelo José Cardozo Dias (Coordenador); Adm. Ademir Rodrigues de Mattos (Suplente); Adm. Carlos Augusto Dopke; Admª. Simone Cristine Alves (Suplente); Adm. Adriano Rogerio Goedert; Adm. Allan Esron Pereira Inácio (Suplente)

Comissão Permanente Eleitoral – CPE/CRA-PR – Adm. Fabricio Palermo Pupo (Coordenador); Admª. Fernanda Sotello; Adm. Lucio Mourão da Silva

Comissão Especial de Empreendedorismo e Novo Profissional – Adm. Sergio Ditkun (Coordenador); Adm. Anderson Freitas Toregeani; Adm. Lucio Mourão da Silva; Adm. Álvaro José Argemiro da Silva; Adm. Ademir Rodrigues de Mattos; Tec. Cassio Eliakim Fugimoto; Admª Luiza Josmen Peteck dos Santos; Adm. José Luiz Nicolelis; Adm. Ivandro Osvaldo Chichoski; Admª Silvia Mara Oliveira.

Comissão Especial de Assuntos Estratégicos – Adm. Amilcar Pacheco dos Santos (Coordenador).

Comissão Especial de Inovação e Sustentabilidade – Adm. Armando Ronny Romero Scharf (Coordenador); Adm. Anderson Freitas Toregeani; Admª Marta Cristina Guizellini; Adm. Lucio Mourão da Silva; Adm. Izoulet Lima Moreira Cortes Filho

Comissão Especial de Gestão Pública – Adm. Gilmar Silva de Andrade (Coordenador); Admª Marta Cristina Guizelini; Adm. Anderson Freitas Toregeani; Adm. Ademar Henrique da Silva Alexandrino.

Comissão Especial de Negócios Internacionais – Adm. Marcelo Jose Cardozo Dias (Coordenador); Adm. Armando Ronny Romero Scharf; Adm. Allan Esron Pereira Inacio; Tecn. Luiz Carlos Roque Junior; Adm. Lenon Marcato de Castro

Comissão Especial de Perícia – Tec. Cassio Eliakim Fugimoto (Coordenador); Adm. Fernando Domingos Tonon; Adm. Luiz Valdir Slompo de Lara; Adm. Adriano Rogerio Goedert; Adm. Carlos Eduardo Landin Cremonini.

Comissão Especial de Gestão de Condomínios – Admª Angela Salvadori (Coordenadora); Adm. Carlos Augusto Dopke; Adm. Paulo Horacio Rubio Pinheiro; Adm. Alexandre Alves de Carvalho; Admª Rogeria Felippe Pereira de Lima; Adm. Ricardo Antonio Zachow Ost; Adm. Lucio Mourão da Silva; Maria Beatriz de Mello Pinheiro (Membro Consultor)

Comissão Especial de Mediação e Arbitragem – Adm. Adriano Rogério Goedert (Coordenador); Adm. Eduardo Damião Silva; Adm. Christian Frederico da Cunha Bundt; Adm. Armando Ronny Romero Scharf.

Comissão Especial de LGPD – Admª. Danielle Cristina Neris Sato (Coordenadora); Adm. Juliano de Morais Pereira Santos; Adm. Miguel Aparecido Borges dos Santos.

Comissão Especial de Gestão em Saúde – Adm. Marcelo Iwersen (Coordenador); Admª. Caroline Maestri Nobre Albini; Admª. Everlise de Fátima Chandoha;  Adm. Leovaldo Bonfim Pinto; Adm. Richard Willian Maturana; Dra. Mara Albonei Dudeque Pianovski (Consultora); Monique Bubniak (Consultora).

Comissão Especial da Câmara da Mulher Administradora – Admª Carla Lourenço da Costa (Coordenadora); Admª Fernanda Sotello; Admª Marta Cristina Guizellini; Admª Luiza Josmen Peteck dos Santos; Admª Veridiane Kabke Pieper; Admª Silvia Mara Oliveira Guimarães; Admª Tatiane Ketlyn Roncovsky;Admª Simone Cristine Alves; Mariangela Aparecida de Souza.

Áreas administrativas internas: 

Assessoria de Comunicação 

Responsável: Claudia Bardal Sória
Contato: claudia@cra-pr.org.br – (41) 3311-5557

Assessoria da Diretoria de Fiscalização e Registro

Responsável: Adm. Roberto Fabiano
Contato: fiscalizacao@cra-pr.org.br – (41) 3311-5562

Supervisão do Setor de Recursos Humanos

Responsável: Adm. Juliano Cequinel

Contato: juliano@cra-pr.org.br – (41) 3311-5589

Supervisão do Setor Financeiro e Dívida Ativa

Responsável: Marizete Aparecida Serraglio Sega
Contato: mari@cra-pr.org.br – (41) 3311-5570

Supervisão do Setor de Eventos

Responsável: Adm. Lilian da Mata Medeiros
Contato: lilian@cra-pr.org.br e eventos@cra-pr.org.br – (41) 3311-5554

Supervisão do Setor de Compras e Licitações

Responsável: Adm. José Luiz Rodrigues Leal
Contato: jose@cra-pr.org.br – (41) 3311-5592

Tecnologia da Informação

Responsável: Assessor Rubem Deiana
Contato: rubem@cra-pr.org.br – (41) 3311-5563

Procuradoria

Responsável: Adv. Glaucia Megi

Contato: glaucia@cra-pr.org.br e juridico@cra-pr.org.br – (41) 3311-5595

Ouvidoria

Contato: ouvidoria@cra-pr.org.br – (41) 3311-5554

 

 

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link : OUVIDORIA

01) Adm. NivaldoMaranhão Faria 
02) Adm.  Osvaldo Pilotto
03) Adm. Hasdrubal Bellegard
04) Adm. Romeu Felipe Bacelar
05) Adm. Sergio Schwind
06) Adm. Fernado Fortes Braga
07) Adm. Anisio Oleski
08) Adm. Antonio Barbosa Lemes Jr
09) Adm. Ivo Arzua Pereira
10) Adm. Moisés Antonio Bortolotto
11) Adm. Gilberto Serpa Griebeller
12) Adm. Sérgio Pereira Lobo
13) Adm. Amilcar Pacheco dos Santos

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Adm. Nivaldo Maranhão Faria

CRA-PR nº 01
Mandato(s): 1967 e 1968 / 1970 a 1973 

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Adm. Osvaldo Pilotto

Mandato: 1969 e 1974

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Adm. Hasdrubal Bellegard

Mandato: 1974 a 1976

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Adm. Romeu Felipe Bacelar

Mandato: 1977 a 1979

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Adm. Sérgio Schuwind

CRA-PR nº 864
Mandato: 1980

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Adm. Fernando Fortes Braga

CRA-PR nº 579
Mandato: 1981

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Adm. Anisio Oleksy

CRA-PR nº 674
Mandato: 1982 a 1984

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Adm. Antonio Barbosa Lemes Júnior

CRA-PR nº 1499
Mandato: 1985

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Adm. Ivo Arzua Pereira

CRA-PR nº 940
Mandato: 1986

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Adm. Moisés Antonio Bortolotto
CRA-PR nº 1057
Mandato: 1987

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Adm. Gilberto Serpa Griebeler
CRA-PR nº 1356
Mandato: 1988 a 2006 

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Adm. Sergio Pereira Lobo
CRA-PR nº 1265
Mandato: 2007 e 2008

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Adm. Gilberto Serpa Griebeler
CRA-PR nº 1356
Mandato: 2009 a 2016 

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Adm. Amilcar Pacheco dos Santos
CRA-PR nº 2971
Mandato: 2017 e 2018

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Adm. Sergio Pereira Lobo
CRA-PR nº 1265
Mandato: 2019 a 2022

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Adm. Marcello Crispiniano Padula
CRA-PR nº 14.491
Mandato: 2023 atual