You are currently viewing A internet e seus riscos e benefícios

A internet e seus riscos e benefícios

Dentre os vários paradigmas quebrados pelo surgimento da internet, talvez o principal seja o de que, hoje, sim, é possível abraçar o mundo. Isso, pois, através da rede, podem-se realizar atividades que antes exigiam grande esforço, tempo e deslocamento – mas que agora são praticadas de forma rápida e sem sair de casa. Contudo, diferentemente do que muitos pensam, os riscos também se tornaram mais “acessíveis”, fazendo com que cuidados do mundo real devam ser redobrados no virtual, conforme orienta o Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).

Primeiro, deve-se entender que a internet é uma ferramenta benigna à humanidade. Nessa linha, pode-se verificar o benefício de redes sociais que conectam parentes distantes e pessoas isoladas em plena pandemia. Não obstante, o acesso à educação tem se tornado cada vez mais universal – por intermédio de sites de conteúdos gratuitos, além do avanço do ensino à distância nas instituições pedagógicas. É possível, ainda, citar o ramo das commodities, com o sucesso cada vez maior do comércio eletrônico.

Não menos importantes que os benefícios, existem os riscos. Dessa forma, para um uso seguro, é necessário saber que eles não têm nada de virtuais – são criminosos reais, praticando ações reais, para roubar dados e afetar interesses fora da rede. Por isso, deve-se estar ciente de que os riscos são muitos, como a grande quantidade de sites impróprios e apelativos; páginas que furtam dados dos equipamentos utilizados para navegação; dificuldades para exclusão de dados postados; boatos espalhados; dificuldade de sigilo; entre muitos outros que demandam atenção continua.

Por fim, é certo que a internet deve – sim – ser utilizada, pois se trata do principal canal de interação social, comercial, educacional. Contudo, é fundamental levar para ela os mesmos cuidados tomados no mundo real, evitando cometer o pior erro existente: o de pensar que – nesse gigantesco mar virtual – ninguém se interessaria por uma simples pessoa como você. Assim, é importante ter ciência de que os atacantes não querem sempre dados, mas também acesso às máquinas para utilizá-las como repositórios ou vetores de ataques, usando equipamentos de inocentes como fachada para camuflar e propagar outros ataques.

 

Vamos falar mais sobre os riscos?

Falta de controle de acesso a sites impróprios: muitos sites de conteúdos adultos, violentos e extremistas ficam abertos para acesso instantâneo, de forma que crianças, jovens ou pessoas sensíveis possam acessá-los por erro ou descuido. Para evitar isso, é necessário utilizar ferramentas ou configurações nos equipamentos para bloquear sites com termos chave, como o SafeSearch, da Google.

Fraudes: a existência de perfis falsos é cada vez maior, de forma que se deve duvidar de informações recebidas de desconhecidos e terceiros e sempre buscar formas alternativas de comprovar a identidade do contactante ou a empresa para a qual trabalha.

Furto de identidade: é primordial colocar na internet apenas o mínimo necessário, para evitar que criminosos tenham informações suficientes para criar perfis falsos e se passarem por você.

Furto de dados: alguns dados presentes nos equipamentos são facilmente capturados por sites quando acessados, além de scripts camuflados que podem executar ações sem o conhecimento do usuário.

Violação de privacidade: por mais que você limite o acesso a seus posts, seus amigos virtuais podem acabar salvando ou repassando essas informações.

Boatos: as informações na internet se propagam de forma extremamente rápida, logo, cuide para não considerar de primeira qualquer informação recebida ou lida na internet.

Dificuldade de exclusão: ao colocar dados na internet, eles passam por vários equipamentos e servidores, de forma que uma informação salva em uma página pode ser de difícil exclusão, sem contar a existente se servidores “cache” que podem armazenar dados mesmo depois de excluídos.

Plágio e violação de direitos autorais: um grande problema da internet é a pirataria. Busque sempre confirmar se você pode ter acesso ao que está recebendo, sem violar os direitos de outra pessoa ou empresa.

 

>> Por Rafael G. C. Vianna | Analista de Sistemas CRA-PR