You are currently viewing CRA- PR realiza Curso de Perícia Judicial

CRA- PR realiza Curso de Perícia Judicial

Nos dias 11 e 25 de novembro, o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) realiza o Curso de Perícia Judicial para profissionais de Administração. O evento, que teve início no último sábado, contou com a abertura do presidente do CRA-PR, Marcello Padula, e do coordenador da Comissão Especial de Perícias, Cássio Fujimoto. Os palestrantes são Pedro Eugênio Peil de Oliveira Neto, Rodrigo Passos, Dirnei Laus Netto e Adriano Goedert. 

Padula, que também é perito judicial, ressaltou a importância da perícia na sua trajetória profissional. Enfatizou a demanda crescente por profissionais na área e a necessidade de formação qualificada. “Este ano, teremos um curso denso, com conteúdo de alta qualidade, capaz de impulsionar a carreira dos participantes. Existe uma diversidade de áreas na perícia, são mais de 45 especialidades disponíveis para os profissionais”, esclareceu.

O presidente explicou que o curso aborda temas gerais, comuns a diferentes áreas da justiça, enquanto a especialização em uma área específica depende do interesse e experiência do participante. Disse, ainda, que a perícia é uma profissão empolgante e remuneradora, mas que requer características específicas, evidenciadas pelo curso.

A apresentação do curso ficou por conta de Fujimoto, que destacou a novidade deste ano. “Teremos uma abordagem mais extensa e completa, dividida em quatro módulos, ao longo de dois sábados. O curso visa capacitar administradores registrados para atuar como peritos judiciais, abrangendo desde aspectos fundamentais da perícia até cálculos trabalhistas e sua aplicação em mediação, conciliação e arbitragem”, esclareceu o coordenador.

Fujimoto explicou que a perícia judicial desempenha um papel crucial quando questões técnicas, financeiras e econômicas ultrapassam o domínio do juiz. Ressaltou que, ao nomear um profissional isento da área, o juiz busca um laudo pericial para embasar suas decisões. “É um curso de extensão. Emitimos uma certidão que permite a atuação na peritagem, sendo que o requisito básico para atuar como perito do juiz é ter formação e registro no CRA-PR. O curso é uma oportunidade de aprofundamento nas matérias pertinentes”, finalizou.