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A gestão do tempo em tempos de pandemia!

As nossas atividades contemporâneas estão em mutação. Nos dias atuais, utilizamos várias tecnologias de comunicação e de operacionalização de trabalhos. Essa utilização pode nos levar a uma falsa sensação de otimização de tempo, pois se não observarmos e não cuidarmos, com tanta tecnologia empregada em nosso dia a dia acabaremos perdendo mais tempo do que otimizando.

Parece um paradoxo, mas se analisarmos quanto tempo estamos desperdiçando em redes sociais, sites de pesquisas, grupos de whatsapp e outros, e, ainda, se pensarmos no tempo produtivo, quer ele seja de oito horas, doze horas, ou até mais – pois este tempo é muito relativo à profissão e a nossa própria situação social – veremos que é uma grandeza.

             Esta reflexão acima nos leva a um importante questionamento: estamos otimizando o nosso tempo? Veja, não estamos expressando aqui o tempo utilizado nessas tecnologias, para sermos produtivos, mas, o que queremos é chamar atenção para a análise dos custos e desperdícios. Tempo esse desperdiçado que não agrega valor ao produto ou serviço que está sendo executado. Na utilização de tecnologias, ou seja, ferramentas tecnológicas sabemos que podemos “ganhar tempo” flexibilizando nossas atividades cotidianas.

            Mas, agora vivemos um tempo fora do tempo, ou seja, uma realidade que a humanidade não experimentava com tanta expressividade, desde pandemias como a tuberculose e gripe espanhola, para citar algumas. Nesse novo cenário fomos forçados a conhecer tecnologias e sistemas que, muitas vezes não estávamos aptos ou, ainda, renegando a existência.

Porém, essa pandemia nos mostrou que não dá mais para fugir ou se esconder das ferramentas tecnológicas e além de utilizá-las devemos aprimorar cada vez mais a otimização do uso em nossas atividades diárias.

            O administrador como um profissional que deve estar na vanguarda de processos, não pode ficar alheio a estes acontecimentos, pois estamos alterando a forma de nos relacionarmos, de negociarmos, de vendermos e consumir produtos físicos e serviços, basta olharmos para dentro de nossas casas nestes últimos meses. Como adquirimos refeições? Como adquirimos entretenimentos? Como estudamos? Como estamos nos reunindo com familiares, amigos, colaboradores e fornecedores?

            Pois bem, respondendo esses questionamentos e outros que poderão surgir, estaremos respondendo a nossa gestão de tempo, pois para cada tarefa dessas precisamos de organização. Para nos auxiliar nessa gestão temos a famosa e simples ferramenta “5w2h”, ficou surpreso? Mas, essa ferramenta pode sim, e deve ser aplicada em nossa organização pessoal. E, nessa perspectiva, se observarmos e aplicarmos as perguntas em português, temos: O que? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Quanto custará? Teremos o conceito dessa ferramenta desenvolvido nas atividades que desempenhamos diariamente.

É claro que se levarmos em consideração o tempo de descanso que especialistas argumentam ser ideal uma noite de sono  entre 7 e 9 horas para adultos entre 26 e 64 anos e aplicarmos essa ferramenta ou outra de agendamento e organização, conseguiremos otimizar o nosso tempo produtivo, e, ainda, dedicarmos tempo aos nossos familiares e amigos, não o desperdiçando com assuntos e atividades desnecessárias,  que não agregam valor na vida pessoal e profissional.

Portanto, assim como estamos alterando formas de gerenciamento das empresas precisamos alterar as formas de organização pessoal.

Nome: Adm. João Marcos Codato

Professor/Coordenador do curso de Administração e coordenador de núcleo da Pós-graduação UniparEAD; Delegado do CRA Seccional de Umuarama e Sócio da Saturno Comunicações.

E-mail: joaocodato@prof.unipar.br

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