You are currently viewing CRA-PR E OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MARINGÁ EM PROL DA GESTÃO PÚBLICA TRANSPARENTE

CRA-PR E OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MARINGÁ EM PROL DA GESTÃO PÚBLICA TRANSPARENTE

O presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Adm. Marcello Crispiniano Padula, o ouvidor do Conselho, Adm. Amílcar Pacheco e o representante da Subseção Maringá, Adm. Lenon Marcato, estiveram reunidos com a Diretoria do Observatório Social de Maringá (OSM).

A diretora do OSM, a advogada Cristiane Mari Tomiazzi fez uma apresentação sobre o projeto SER – Sociedade Eticamente Responsável, criado em 2004, que deu origem ao primeiro observatório social do Brasil e explicou que alguns anos mais tarde, transformou-se em OSM. A advogada contou que o projeto surgiu pela indignação da população de Maringá, devido a um escândalo de corrupção, que desviou mais de 100 milhões dos cofres públicos.

O presidente Padula falou sobre o IGM-CFA (Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração) e explicou que esta é uma ferramenta que foi desenvolvida para auxiliar também na transparência dos gastos municipais. “O IGM é uma ferramenta de gestão, que analisa a situação dos municípios brasileiros e serve como norteador para que os gestores municipais possam verificar o desempenho da sua cidade, com várias dimensões que são disponibilizadas em formato de dados, inclusive o comparativo entre cidades do Brasil inteiro”, explicou.

O ouvidor Amílcar Pacheco complementou, explicando que “o IGM 4.0 auxilia no cruzamento dos dados coletados e pode ajudar vocês em agilidade e na qualidade da informação da administração pública, além de aumentar a confiabilidade dos dados quando o município precisa prestar contas”.

“Tudo aquilo que vem nos ajudar a buscar informações é bem-vindo para o acompanhamento da gestão municipal. E, principalmente, se permite comparações entre os municípios. Esta é uma das nossas principais funções como Observatório”, explicou Tomiazzi.

“A reunião foi o primeiro passo para a união das duas entidades em prol da sociedade e para melhorar a qualidade dos serviços prestados quando se fala de gestão municipal eficiente”, finalizou Padula.

Conheça mais sobre as ações do Observatório Social de Maringá (OMS) pelo link https://observatoriosocialmaringa.org.br/