You are currently viewing O Fim ou o Recomeço do Profissional da Administração?

O Fim ou o Recomeço do Profissional da Administração?

O Fim ou o Recomeço do Profissional da Administração?

Por Wagner Rodrigo Weber

O título deste breve artigo nos remete ao livro O Futuro da Administração escrito por Gary Hamel no ano de 2007. Na época o autor apresentava ao mundo uma nova forma de pensar e agir em relação aos fatores determinantes que estimulariam o sucesso de longo prazo das organizações, onde a excelência operacional teria que dar espaço à novas maneiras de reunir talentos, distribuir recursos e formular estratégias. Basicamente o modelo centrado em controle e eficiência não seria mais suficiente em um mundo em que a adaptabilidade e a criatividade impulsionariam o sucesso empresarial.

Na época a proposta deste renomado autor incomodou muitos gestores e profissionais da administração que ainda permaneciam crentes em modelos de gestão que haviam sido adequados em épocas passadas, que resistiam em aderir práticas de gestão anticonvencionais e principalmente em acreditar no potencial que a web teria para destruir práticas antigas de gestão e de negócios.

Passados estes anos, pode-se verificar que a proposta apresentada na época pelo autor acabou se tornando realidade no mundo atual. Mas será que Gary Hamel é um gênio ou um vidente capaz de enxergar e prever o futuro? Talvez o mais adequado seja acreditar que ele é um ser humano como outro qualquer, porém diferenciado pela sua capacidade e competência em analisar e interpretar as diversas variáveis que compõe o AMBIENTE em que as diversas organizações no mundo estão inseridas.

Pode ser que neste tempo de isolamento social você possa ter ouvido algumas pessoas afirmando que “o mundo não será mais o mesmo após a pandemia do COVID-19, teremos que nos reinventar.” Mas ao observar um pouco a história pode-se afirmar de que o mundo nunca foi o mesmo desde o princípio da nossa existência. O curso do nosso ciclo existencial vive em um pleno processo de constante movimento e mudança, criando desta forma um AMBIENTE onde prevalece a IMPERMANÊNCIA.

Isso se reflete diretamente nas organizações e seria muita ingenuidade por parte dos gestores e executivos acreditarem num ambiente de negócios com poucas oscilações e mudanças das variáveis que o compõe. Nunca foi assim, não está sendo e nunca será. A impermanência também impera sobre o mundo dos negócios e os profissionais da Administração possuem um papel fundamental para conduzir as organizações neste cenário de alta complexidade e competitividade.

Estar preparado para tomar as decisões adequadas frente às constantes alterações do ambiente em que as organizações estão inseridas, sem dúvida, é o grande desafio. Cabe aos profissionais da Administração assumirem esta responsabilidade e colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação acadêmica e da sua experiência profissional.

Desta forma, se alguém tem dúvidas de que o profissional da Administração é relevante para o atual contexto das organizações, fica o desafio: experimente conduzir uma organização ignorando a experiência e as competências deste profissional.

Nunca foi tão importante dominar os princípios e as aplicações da Administração Financeira, Marketing, Logística, Operações, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Tecnologia e Gestão da Informação, Direito, Contabilidade, Negócios Internacionais e tantos outros temas transversais aos currículos acadêmicos responsáveis pela formação e o contínuo desenvolvimento dos profissionais da Administração.

As crises continuarão a existir e provavelmente serão cada vez mais constantes e profundas, ou seja, não dá para ignorar esta realidade. Logo, cabe sim às organizações o respeito e a valorização tão necessária aos profissionais da Administração que, por sua vez, possuem o dever de promover o desenvolvimento destas instituições, tornando-as cada vez mais robustas, ágeis e preparadas para se adaptarem no tempo e na forma certa frente às variáveis do ambiente de cada negócio.

Quanto à provocação realizada no título deste artigo sobre o fim ou o recomeço do Profissional da Administração, talvez a resposta mais apropriada seja a CONTINUIDADE, valorizando e respeitando a história desta maravilhosa profissão, que continuará sendo determinante para o desenvolvimento sustentável do mundo em que vivemos. Desta maneira, precisamos sempre aprender com as experiências do passado, com a cabeça nas estrelas olhando para o futuro, mas com os pés no chão transformando o presente.

Obrigado por ler esse artigo!

Wagner Rodrigo Weber, Administrador, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Mestre em Organizações e Desenvolvimento em Sustentabilidade Sócio Econômica. Professor Universitário e Consultor nas áreas de Gestão Estratégica e Performance Empresarial. Delegado do CRA-PR na Seccional Curitiba.

Contato: wagnerweber@yahoo.com.br

“O CRA-PR não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do(a) autor(a)”