You are currently viewing WORKSHOP CGI TROUXE NOVOS CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA ADMINISTRADORES

WORKSHOP CGI TROUXE NOVOS CONHECIMENTOS E ESTRATÉGIAS PARA ADMINISTRADORES

O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), recebeu os conselheiros federais Adm. Fábio Mendes Macêdo e Adm. Cássio de Mattos Dias, nos dias 02 e 03 de julho, para o Workshop Governança, Integridade e Compliance (CGI).

O encontro teve como principal objetivo fomentar as práticas de governança em empresas privadas e públicas, visando capacitar os profissionais da Administração em uma área que se encontra em constante expansão. “A área de CGI está em evidência principalmente pelos últimos escândalos de corrupção que tivemos nos últimos anos. É um espaço que o profissional de Administração tem que ocupar, pois está ligada diretamente à gestão”, salientou Dias.

O primeiro dia do evento foi direcionado aos profissionais da Administração registrados e foi dividido em dois momentos. Pela manhã, os participantes conheceram um pouco mais sobre o Sistema CFA/CRAs e fundamentos e princípios da CGI, as principais regulamentações brasileiras, tudo por meio de estudos de caso. Também conheceram estratégias para promover uma cultura de integridade nas organizações, além de compartilharem insights e experiências práticas.

E, no período da tarde, ocorreram as atividades práticas de implementação, com oficina prática de CGI. Os participantes foram divididos em grupos heterogêneos para promover a diversidade de perspectivas. Desta maneira, os instrutores fizeram atividades de simulação, em que cada grupo criou um modelo de Programa de Integridade e Compliance para uma entidade fictícia, identificando problemas e tomando decisões através de estratégias aprendidas durante o workshop. E, para finalizar o dia de aprendizado, cada equipe apresentou seu trabalho para todos.

Segundo dia

A manhã do segundo dia foi destinada aos funcionários e conselheiros do CRA-PR. Os convidados falaram sobre a importância da governança para organizações públicas e privadas.

Para tanto, foram abordadas as normativas dos órgãos de controle externo, o Programa e-Prevenção, as principais normativas do Tribunal de Contas da União (TCU) e os principais documentos dos Órgãos de Controle. Macêdo reforçou que “compliance é estar em conformidade com as leis do país e com as normatizações do CFA. A área pública quer que as coisas se justifiquem, o TCU quer justificativas de todos os gastos”.

Para finalizar o seminário, os instrutores falaram sobre a Resolução Normativa 619/2022, o Plano de Integridade e Painel Gerencial do Sistema CFA/CRAs.