You are currently viewing O seu maior capital é você!

O seu maior capital é você!

Autor: Adm. Márcio Nakayama Miura. Pós-Doutor em Administração, Professor do curso de Administração e do Mestrado Profissional da UNIOESTE. Delegado Regional do CRA-PR – Seccional de Cascavel.

Quanto tempo você tem reservado para atividades que vão trazer benefícios para sua formação profissional?

Não se desespere ao constatar que esta é uma prioridade que muitas vezes só aparece na sua agenda em situações específicas. O que geralmente observo é que no mundo acadêmico muitos alunos, buscam o aprendizado quando são recompensados (Vai valer nota? Vale como carga horária? Isso vai cair na prova?) e no profissional quando é tirado de sua zona de conforto (fui demitido, não consigo achar emprego, não passei no concurso).

Há alguns anos, acompanhando um treinamento de um grande e famoso banco, em uma cidade próxima, que estava modificando sua estrutura e imagem, os funcionários após o expediente tinham que ficar dentro da agência para terem esse “treinamento”. Lembro-me de filhos de funcionários brincando e andando entre as mesas, porque que não tinham lugar onde as pudessem ou quisessem deixá-las, funcionários desmotivados e não sabendo bem porque estavam no banco após o expediente… para eles era mais um daqueles treinamentos obrigatórios e sem objetivos… Lembro ainda do gerente conversando (ou dando palpites, acho que seria o melhor termo) com o facilitador, dizendo que ele deveria contar mais piadas e deixar mais “motivacional”, não entendendo que o objetivo da capacitação era para explicar as novas diretrizes e a imagem que o banco deveria passar aos clientes, pois se as mudanças não acontecessem, apesar da estabilidade, eles não teriam como melhorar profissionalmente… muito poucos compreenderam a importância do evento e se capacitaram como deveriam… os outros apenas estavam lá para cumprir mais uma determinação da chefia regional… faltou comunicação e liderança da gerência para avisá-los e motivá-los.

Pelo lado acadêmico, teve aquela palestra da área de gestão e empreendedorismo que um ex-aluno comentou tempos depois, que o motivou a abrir a própria empresa, a mesma palestra que muitos dos seus colegas nem compareceram ou não prestaram atenção na mensagem ou pior ainda , ssinaram a lista de presença e foram embora…

Diante dessas situações e vendo o resultado dos que não aproveitaram as oportunidades, o que posso constatar é que você será o seu próprio capital. Não vale usar as melhores desculpas para deixar de investir no seu aprimoramento profissional. Você não está sozinho na batalha, entre a falta de tempo e a necessidade cada vez maior de saber mais e mais. Está mais do que na hora de conciliar aprendizado e o trabalho.

Seminários, palestras, cursos rápidos de atualização, viagens e porque não conversas com pessoas mais experientes ou que tenham sucesso em sua áreas de atuação. Lembre-se que pessoas com esse perfil não se incomodariam em compartilhar informações e geralmente não querem agradecimentos, certamente ficariam felizes com o seu sucesso, pois talvez tenham contribuído para tal.

Cada pessoa tem que encontrar uma receita de auto-aprimoramento, segundo suas próprias necessidades e aspirações… para os gerentes e empresários, jamais abandonar aquela preocupação do início da carreira e dos negócios, quando tomavam decisões com informações que muitas vezes não tinham como validá-las, mas que utilizando-se dos conhecimentos adquiridos na prática foram suficientes para aqueles momentos de decisão… hoje talvez não seja o melhor modelo de gestão.  E para os acadêmicos, lembrá-los que quase toda a informação sobre qualquer coisa, hoje está disponível on line, mas o importante é saber extrair a qualidade de uma infinita quantidade de informações disponíveis na web que nem sempre são verídicas…

É lógico que com o desenvolvimento das tecnologias de informação torna-se mais fácil achar o que se procura, mas decidir pelo primeiro resultado da busca no navegador da internet, nem sempre é o mais adequado e um diferencial para a tomada de decisão.

Pior ainda é deixar a opinião de um algoritmo decidir sobre o que é certo e o que é errado sem ter checado a fonte, em tempos de fake news, isso poderá ser um dos grandes desafios das novas gerações.

Os profissionais administradores devem saber que não aprenderam tudo e que nunca é tarde para se aprimorar e que mesmo que tenha tido tempo ou não, um homem será ele mesmo, o seu maior capital.

“O CRA-PR não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do(a) autor(a)”