You are currently viewing Presidente do CRA-PR participa, em Maceió, do 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs

Presidente do CRA-PR participa, em Maceió, do 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs

Nos dias 21 e 22 de março, Maceió (AL) foi o palco do 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs deste ano. O evento reuniu o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), os 27 presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) e diretores do CFA.

O presidente em exercício do CRA-PR, Adm. Evandro Stell Teixeira Jr., o conselheiro Adm. Marcello Padula, presidente licenciado, a conselheira Adm.ª Carla Lourenço, diretora de Fiscalização e Registro, participaram do evento e parabenizaram a organização do evento.

O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, comandou a reunião e destacou a gestão e o crescimento do regional alagoano. Na sequência, o presidente do CFA falou sobre planejamento estratégico e das ações de fiscalização e registro, que tem aumentado o número de registrados. “Precisamos defender as prerrogativas dos profissionais de Administração, abrindo o mercado de trabalho para ajudar na inserção desses profissionais”, afirmou.

Entre os destaques do Fórum, aconteceu o lançamento do Prospecta Licita, ferramenta que auxilia na fiscalização de processos licitatórios, contratos de licitação gerados e ajudará na melhora na fiscalização.

O Adm. Gilmar Camargo, vice-presidente do CFA, fez um novo levantamento das comissões e grupos de trabalho. Lembrou que novas comissões estão sendo criadas, como a Comissão de Gestão Esportiva e do Agronegócio. Ele também destacou os resultados da primeira fase do Proder 2024: até o momento, 11 projetos foram aprovados, 40 estão em diligência e 18 estão em apreciação.

Na sequência, foi apresentado “CFA em suas mãos”, aplicativo criado pela equipe de TI do CFA, que promete facilitar o acesso dos profissionais de Administração ao Sistema CFA/CRAs. O Adm. Jorge Cavalcanti, diretor da Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos do CFA, destacou a importância da adesão de todos ao aplicativo. “Ele desempenha um papel fundamental na otimização da comunicação e na prestação de serviços aos profissionais de administração registrados nos CRAs e ao público em geral, promovendo a eficiência, a transparência e o desenvolvimento da profissão”, reforçou o diretor.

Durante os dois dias do encontro nacional, foram debatidos temas como taxas e anuidades, tipos de cobrança, assuntos alinhamentos das reuniões para 2024, atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), eleições, mercado de trabalho para os profissionais e estudantes de Administração, Cadastro de Peritos, cursos voltados aos Profissionais de Administração – projeto do Plano de Ação do Sistema CFA/CRAs;  apresentação do Programa de Integridade e Compliance e Programa Nacional de Combate à Corrupção, comemoração pelos 60 anos da profissão; Prêmio CFA Belmiro Siqueira – 2024; Pré-Campanha Eleições; ENACOM – Proposta e programação.

Próximos Eventos

             O Fórum também foi palco para o lançamento oficial do Encontro Regional de Profissionais de Administração do Centro-Oeste, que acontecerá em acontecerá em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias15 a 17 de abril.

Outro evento que teve pauta foi o XVIII Fórum Internacional de Administração (FIA), que acontecerá em Gramado (RS), no período de 8 a 10 de maio. O presidente do regional gaúcho, Adm. Flávio Abreu, reforçou o convite a todos os administradores e destacou que as inscrições de artigos científicos já estão ocorrendo e que esta edição terá os maiores valores em premiação da história do FIA.

O terceiro Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs acontecerá em Caruaru, PB, nos dias 20 e 21 junho.