You are currently viewing REPRESENTANTE DO CRA-PR FAZ PALESTRA SOBRE ENDIVIDAMENTO EM PATO BRANCO

REPRESENTANTE DO CRA-PR FAZ PALESTRA SOBRE ENDIVIDAMENTO EM PATO BRANCO

O representante da Subseção Sudoeste do Conselho Regional do Paraná (CRA-PR), Adm. Nézio José da Silva, proferiu a palestra “Endividei, e agora?”, no dia 21, no Auditório do SENAC, em Pato Branco. O encontro faz parte das ações do “Programa “Endividei, e agora?”, lançado pelo PROCON Pato Branco e que conta, entre outras parcerias, com o CRA-PR. O conselheiro Adm. Marcelo José Dias, diretor de Relações Institucionais do CRA-PR, já pensa no futuro e diz que “como é um projeto-piloto do PROCON, temos a intenção, por meio das parcerias, de levá-lo para todos os municípios do Paraná, a partir de das experiências de Pato Branco”.

A palestra faz parte da Oficina Saúde Financeira, uma das estratégias do plano de ação para o combate ao endividamento da população. Desta vez, foram atendidas 50 pessoas, entre administradores, aprendizes, alunos do curso de Cabelereiro, professores e equipe do SENAC. Vanderlei Pinheiro Correia, gerente do SENAC local, ressaltou a importância do tema saúde financeira para a formação e desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

Durante a oficina, a diretora do PROCON Pato Branco, dra. Elaine Menegola, falou sobre a questão de os consumidores manterem seu crédito e prestações em dia, para continuar comprando e, com isso, apoiar e desenvolver o comércio e serviços.

O representante do Sudoeste do CRA-PR disse que o público estava interessados e tirou dúvidas durante o atendimento. Lembrou também que uma planilha de orçamento financeiro pessoal foi entregue aos participantes para que cuidem das contas e consigam equilibrar gastos com poupança, para que possam realizar projetos futuros e atingir metas.

Endividei, e agora?

O Programa “Endividei, e agora?” é uma ação do PROCON Pato Branco,  em parceria com vários órgãos e entidades locais e estaduais, lançado em novembro de 2023,  e que tem por finalidade promover e executar a política das relações de consumo no âmbito municipal pato-branquense.

A ideia do programa nasceu, em decorrência da Lei Federal 14181 de 1º de outubro de 2021, que estabelece atendimento de atenção ao consumidor superendividado. A partir daí, o Município publicou o Decreto Municipal nº 9.415, de 19 de dezembro de 2022, que cria o Núcleo de Atendimento ao Consumidor Superendividado (NACS), no âmbito do PROCON Pato Branco.

Para Elaine Menegola, “é importante conhecer a necessidade da população e oferecer programas para o consumidor, promovendo proteção à pessoa física, que está excessivamente endividada, proporcionando a oportunidade de negociar as dívidas, com resolução de conflitos e aprender mais sobre educação financeira”. E, continua, “com o nome do programa gostaríamos de fazer a provocação, a curiosidade das pessoas em relação à temática. As pessoas têm dificuldades de falar sobre o tema, então, nós faremos o papel do chato”.